A situação de você ficar desempregado (a) durante o contrato de financiamento é um risco que todos correm ao assinar um contrato de financiamento.
Como sempre digo aqui; Estabilidade não existe! E ao comprar um imóvel financiado é necessário saber todas as informações que envolvem todo o processo (inclusive depois da compra).
Mas, vamos lá, e se você for demitido durante o processo de pagamento do contrato?
O primeiro passo é entrar em contato com seu gerente imediatamente informando o ocorrido para que ele possa te apresentar todas as opções que o banco oferece para casos assim. Nunca deixe “rolar” para saber o que vai acontecer porque a partir de 3 meses de inadimplência o banco já pode recorrer extrajudicialmente ou judicialmente para retomar o imóvel.
Lembre-se que para o banco não é interessante optar primeiro pela retomada do imóvel, e sim negociar, suspender o contrato por algum tempo, renegociar juros do contrato, entre outras opções que o banco pode oferecer em casos assim.
Caso você receba um valor que dê para quitar o imóvel, escolha faze-lo pois o mais importante em uma fase de instabilidade e incertezas, será a garantia do patrimônio, podendo inclusive aluga-lo para morar em um lugar menor com um saldo do valor do aluguel ajudar em despesas pessoais além da garantia da propriedade de forma apalpável.