Ao me especializar em experiência do cliente como estratégia de negócios, tive a oportunidade de me aprofundar em habilidades comportamentais que auxiliam os profissionais a oferecer melhores experiências e atendimento aos seus clientes.
Uma das habilidades que mais me surpreendeu foi a Persuasão.
Erroneamente interpretada como uma atitude manipuladora, a persuasão realmente eficaz é utilizada de forma ética e tendo como base fundamentos que garantem prioritariamente que o profissional conheça muito bem as necessidades do seu cliente.
O objetivo principal da persuasão é influenciar atitudes e comportamentos, levando-se em consideração que os objetivos do cliente estão sendo priorizados.
Segundo Robert Cialdini, uma das principais autoridades globais em persuasão e influência, existem 3 elementos centrais que devem direcionar toda comunicação para que de fato seja possível desempenhar a influência perante ao cliente:
Lógica: utilize evidências, coerência e simplicidade na sua comunicação.
Emoção: utilize empatia e histórias reais que se conectem com o momento do cliente.
Relacionamento: a sua reputação e da empresa a qual representa devem estar irretocáveis. Mas também crie uma conexão pessoal, mostrando que você realmente tem interesse no melhor para o cliente e que deseja atendê-lo não somente nesta venda, mas sempre que ele pensar em fazer negócio.
Atualmente recebemos inúmeras solicitações de treinamentos para ampliar os conhecimentos de profissionais comerciais e de atendimento, nas técnicas de persuasão, isso porque já se sabe que os benefícios são inúmeros e dentre eles:
Melhoria no relacionamento com o cliente, face a maior preocupação com suas reiais necessidades e objetivos;
Desenvolvimento da reputação positiva;
Maior confiança e eficiência na interação com o cliente, falar com o cliente ainda é uma preocupação para boa parte dos profissionais.
Aumento de vendas, através das ferramentas voltadas a superação de objeções.
Você conhecia a habilidade de persuasão por este ângulo?
Tinha ideia de que ela pode ser desenvolvida através de fundamentos e ferramentas?
Minha dica é que você busque aprender ainda mais sobre o tema e aproveite os benefícios inquestionáveis desta competência tão útil para profissionais comercias e demais de direto contato com o cliente.
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Fundadora beCX Consultoria e Treinamentos.
Especialista em Experiência do Cliente e Atendimento, com foco no mercado imobiliário.
Com mais de 15 anos de atuação na construção civil, ajuda construtoras, incorporadoras e imobiliárias a potencializar seus resultados financeiros através da estratégia de centralidade no cliente.