Persuasão: você pode fortalecer o relacionamento com o cliente através desta habilidade

Ao me especializar em experiência do cliente como estratégia de negócios, tive a oportunidade de me aprofundar em habilidades comportamentais que auxiliam os profissionais a oferecer melhores experiências e atendimento aos seus clientes.

Uma das habilidades que mais me surpreendeu foi a Persuasão.

Erroneamente interpretada como uma atitude manipuladora, a persuasão realmente eficaz é utilizada de forma ética e tendo como base fundamentos que garantem prioritariamente que o profissional conheça muito bem as necessidades do seu cliente.

O objetivo principal da persuasão é influenciar atitudes e comportamentos, levando-se em consideração que os objetivos do cliente estão sendo priorizados.

Segundo Robert Cialdini, uma das principais autoridades globais em persuasão e influência, existem 3 elementos centrais que devem direcionar toda comunicação para que de fato seja possível desempenhar a influência perante ao cliente:

Lógica: utilize evidências, coerência e simplicidade na sua comunicação.

Emoção: utilize empatia e histórias reais que se conectem com o momento do cliente.

Relacionamento: a sua reputação e da empresa a qual representa devem estar irretocáveis. Mas também crie uma conexão pessoal, mostrando que você realmente tem interesse no melhor para o cliente e que deseja atendê-lo não somente nesta venda, mas sempre que ele pensar em fazer negócio.

Atualmente recebemos inúmeras solicitações de treinamentos para ampliar os conhecimentos de profissionais comerciais e de atendimento, nas técnicas de persuasão, isso porque já se sabe que os benefícios são inúmeros e dentre eles:

Melhoria no relacionamento com o cliente, face a maior preocupação com suas reiais necessidades e objetivos;

Desenvolvimento da reputação positiva;

Maior confiança e eficiência na interação com o cliente, falar com o cliente ainda é uma preocupação para boa parte dos profissionais.

Aumento de vendas, através das ferramentas voltadas a superação de objeções.

Você conhecia a habilidade de persuasão por este ângulo?

Tinha ideia de que ela pode ser desenvolvida através de fundamentos e ferramentas?

Minha dica é que você busque aprender ainda mais sobre o tema e aproveite os benefícios inquestionáveis desta competência tão útil para profissionais comercias e demais de direto contato com o cliente.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

Giovana Terra

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Fundadora beCX Consultoria e Treinamentos.

Especialista em Experiência do Cliente e Atendimento, com foco no mercado imobiliário.

Com mais de 15 anos de atuação na construção civil, ajuda construtoras, incorporadoras e imobiliárias a potencializar seus resultados financeiros através da estratégia de centralidade no cliente.

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