Quer comprar um imóvel e financiar? Entenda como funciona o financiamento imobiliário

É comprovado que o Brasil está entre os principais países em que a compra da “casa própria” é um dos maiores sonhos da população, e, por ser um investimento à longo prazo o financiamento bancário se encaixa como uma alternativa assertiva para quem quer realizar esse sonho. Para isso, é importante conhecer todo o procedimento, bem como a taxa de juros do financiamento imobiliário cobrada pelas instituições bancárias no momento da contratação.

O financiamento imobiliário nada mais é do que um empréstimo com a finalidade específica de aquisição de imóveis, o imóvel pode ser novo, usado, comprado na planta ou em construção, com os recursos advindos do financiamento é permitida a compra do bem, que depois terá a obrigação de pagar a dívida em parcelas à instituição que concedeu o crédito, neste momento será aplicado os juros e correção, e o valor aplicado irá depender de cada instituição bancária.

O procedimento para a contratação de um financiamento imobiliário possui diversas etapas, cada etapa deverá ser cumprida para que os recursos sejam liberados, assim, o primeiro passo será escolher o banco e o tipo de financiamento, após isto, o banco irá fazer uma análise de risco de crédito do cliente, ou seja, verificar o histórico desse cliente, essa avaliação irá influenciar na taxa de juros e será a fase determinante para a concessão ou não do crédito, sendo o financiamento aprovado a instituição repassa o valor ao cliente, e este poderá iniciar o pagamento das parcelas.

No caso do financiamento imobiliário, o próprio imóvel objeto do financiamento será a garantia da operação, transação essa que poderá ocorrer por meio de hipoteca ou alienação fiduciária. A alienação fiduciária é a mais utilizada pelas instituições financeiras e mais comum na prática, nesta transação o bem ficará alienado a quem empresta até a quitação, ou seja, neste caso o Banco, tornando mais fácil sua retomada em caso de inadimplência, pois o imóvel somente passará a ser do cliente no momento da quitação.

Quanto ao imóvel, é preciso apresentar a certidão atualizada da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis, a casa ou o apartamento deve estar livre de ônus, ou seja, sem qualquer impeditivo, sem dívida com a Prefeitura, IPTU ou condomínio, e ainda, o imóvel deverá estar  regularizado em nome do vendedor.

É forçoso ressaltar que existe a possibilidade de solicitar o pedido de financiamento no banco antes mesmo de encontrar o imóvel, o procedimento é o mesmo, exceto pela documentação do imóvel. Se o seu pedido for aprovado, a instituição financeira fornecerá uma carta de crédito garantindo o dinheiro necessário para você fechar o negócio, momento o qual você poderá iniciar a busca pelo imóvel dos seus sonhos.

O importante é ter a consciência de que existem diversos tipos de financiamento e créditos disponíveis, o ideal é estudar qual se encaixa melhor no seu perfil e irá atender as suas necessidades, por isso, o acompanhamento de um profissional especializado irá ajudá-lo em sua escolha.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE CAMILA MELLO:

Corretora de Imóveis e Advogada
Especialista em Direito Contratual e Imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress