Uma tendência que ganha força em pontos específicos, desativados nos centros urbanos é o Retrofit.
Esta técnica consiste na revitalização de construções antigas, com o objetivo de modernização da área sem, no entanto, eliminar os elementos originais arquitetônicos e históricos ali instaurados.
Os profissionais responsáveis têm como desafio, aplicar novas soluções aos prédios em questão, ressignificando-os às tecnologias adequadas ao mesmo.
Neste formato, potencializa a sustentabilidade das edificações, pois, versões desta natureza são adotadas com instalações modernas e customizadas para tal fim.
Projetos com este conceito valorizam o mercado imobiliário e resgatam a dinâmica de fluxo dos moradores do entorno, atraindo inclusive novos usuários, conforme à funcionalidade com que for pensado.
Citando um exemplo exitoso de projeto retrofit, temos no Rio de Janeiro, o memorável Cinema Leblon, hoje denominado Centro Empresarial Luiz Severiano Ribeiro.
Situado num dos bairros mais sofisticados da Zona Sul, o Leblon, conta atualmente com salas comerciais, salas de cinema confortáveis entre outros itens, para diferentes tipos de negócios.
Fato é, que diante da permanente indisponibilidade de terrenos e de frequentes áreas “esquecidas” nestes centros, se tornará mais comum o reencontro da população com o cenário repaginado nestas regiões.
O resultado: geração de empregos, sofisticação na estética e funcionalidade ao que antes, era considerado obsoleto e abandonado, girando a roda da economia local.
A conveniência estratégica reafirma o futuro promissor. Todos ganham.