Autoliderança é a habilidade necessária para se autogerenciar sem a necessidade de aguardar terceiros, é o controle das nossas vidas e decisões, tanto para alcançar o crescimento e desenvolvimento pessoal, quanto o profissional.
Essa é uma habilidade bastante valorizada, tem tudo a ver com proatividade, iniciativa e o desejo de se desenvolver. No mercado imobiliário, em especial ao corretor de imóveis, essa habilidade é de extrema relevância, tendo em vista que poucas imobiliárias possuem líderes focados em seu time de vendas, aliás, na maioria dos casos, por mais que você tenha colegas, a corretagem é um caminho solitário. Portanto, entender a importância da autorresponsabilidade e buscar conhecimento é essencial.
Algumas dicas para você desenvolver a autoliderança no mercado imobiliário:
Atitude: Ter iniciativas e principalmente ir para ação, executar. Algumas pessoas com perfil mais analítico esperam o cenário perfeito para agir. Você já ouviu aquela frase, “vem que no caminho eu te conto?” Nessa jornada muitas vezes precisamos ser assim. Tenha a atitude de ir para ação dentro do conhecimento que você tem hoje, para que assim, com experiência, você chegue onde deseja;
Ambição: Ela certamente será um ótimo combustível para você não desistir e se auto motivar;
Clareza: saber onde você está e onde quer chegar. Nem sempre temos a clareza total da jornada e isso é normal, mas se você souber onde está nesse momento e onde quer chegar, entenderá se suas atitudes te aproximam ou te afastam do profissional que você quer se tornar;
Equilíbrio emocional: nessa área é muito comum despertar ansiedade, e isso pode derrubar a sua venda. Nem tudo está no nosso controle, por isso é importante entender cada etapa do processo e fazer corretamente, tornando a venda uma consequência. Através do conhecimento você se sentirá mais seguro. Invista!
Autorresponsabilidade: você é o protagonista da sua história, ninguém poderá escreve-la por você. Não culpe os outros pelo seu resultado, tenha em mente que não há vítimas, e caso você se coloque nesse papel, não conseguirá se tornar um corretor de imóveis de alto nível.
Networking: a maioria dos corretores efetuam suas primeiras vendas em seu ciclo familiar e de amigos. Construa uma rede de contatos e analise em quais locais estão seus possíveis clientes. Tendo esse olhar, você provavelmente passará a mudar suas escolhas e frequentará lugares no intuito de expandir sua rede de contatos e fazer novos clientes.
Esteja aberto a adquirir novas habilidades que o ajude a progredir em direção às suas metas. Espero que eu tenha contribuído um pouco em seu desenvolvimento.
Katia Nascimento
Coautora do livro “Mulheres do Mercado Imobiliário”
graduada em Marketing e Pós graduanda em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance.
No mercado imobiliário há 5 anos, atualmente Diretora comercial na Conrado Empreendimentos, além de prestar consultorias no mercado imobiliário junto a TopBrokers Aceleradora de Vendas de Imóveis