Urbanismo inteligente é um dos grandes aliados no enfrentamento das mudanças climáticas

MRV aposta em bairros planejados para reduzir ilhas de calor e ampliar a resiliência urbana

 

Diante de uma era marcada por eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo, práticas ambientalmente responsáveis se tornaram prioridade para todos os agentes sociais. Na construção civil, esse movimento se traduz no avanço do urbanismo inteligente, que intensifica o uso de tecnologia a fim de contribuir para cidades mais frescas e resilientes.

Estudos recentes com imagens de satélite mostram que áreas densamente urbanizadas e com pouca vegetação podem apresentar temperaturas de superfície até cerca de 15 °C mais altas do que regiões próximas com cobertura vegetal ou corpos d’água. Essas áreas também são especialmente vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas devido ao aumento da frequência e intensidade de eventos extremos e à necessidade de adaptação, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Nesse contexto, práticas que se aproximam ao conceito de smart city surgem como soluções para regiões mais quentes. Um exemplo dessa abordagem é o Cidade Sete Sóis da MRV – projeto concebido em formato de bairro planejado, que integra moradia, natureza, infraestrutura e comunidade. Atualmente, a MRV é responsável por seis empreendimentos desse modelo no Brasil, presentes em cidades como São Paulo (SP), Campinas (SP), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), Betim (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Os projetos do Cidade Sete Sóis são estruturados a partir de sete pilares: Viva Verde, Segurança, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Acessibilidade, Comodidades, Boa Vizinhança e Tecnologia. O pilar Viva Verde, por exemplo, contempla paisagismo planejado, vias arborizadas e integração de espaços de lazer com a natureza, ajudando a reduzir o calor urbano e a estimular a biodiversidade local.

Os empreendimentos também priorizam a mobilidade sustentável com ciclovias, calçadas mais largas, transporte público acessível e vias pensadas para pedestres. A infraestrutura inclui ainda iluminação LED, preparação para energia renovável e sistemas de racionalização de água e gás, que contribuem para a redução do consumo de recursos naturais.

“O urbanismo inteligente tem papel fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas ao estimular a recuperação de ecossistemas locais, como rios, córregos e áreas de vegetação nativa, o que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A integração de áreas verdes ao planejamento urbano, aplicando Soluções Baseadas na Natureza (SBN), ajuda a mitigar ilhas de calor, melhorar a drenagem urbana e fortalecer a adaptação das cidades a eventos extremos”, explica José Luiz da Fonseca, gestor executivo de sustentabilidade da MRV.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) no Brasil destaca a importância dessas ações. De acordo com o Cemaden, um planejamento com pouca infraestrutura pode agravar a exposição da população a riscos como enchentes e deslizamentos.

Além dos ganhos ambientais, empreendimentos como o Cidade Sete Sóis também têm forte impacto social na comunidade onde está presente, devido à grandiosidade do complexo habitacional:

“Os condomínios são modernos, de qualidade e acessíveis à população, já que são comercializados inclusive por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao longo da construção, é implementado o programa Vizinho do Bem MRV, que apoia na geração de muitos empregos locais, promove melhorias na infraestrutura do entorno, atrai serviços básicos, recupera áreas degradadas e fortalece a integração com a vizinhança ao adotar uma escuta ativa junto aos vizinhos do empreendimento, além de oferecer amplas áreas de lazer. Tudo isso contribui tanto para o bem-estar dos moradores quanto para o meio ambiente”, afirma José Luiz.

 

Sobre a MRV

Com 46 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *