A Xtay está reinventando o modelo de hospedagem a partir da automatização de serviços visando oferecer uma estadia frictionless e mais econômica. Com o lançamento de novos empreendimentos (Xtay Cais Rooftop em Porto Alegre e Xtay Restinga em João Pessoa, além de outras unidades em Florianópolis e Curitiba) e o uso estratégico de inteligência artificial (IA), a empresa espera um aumento de 50% no faturamento.
A plataforma de estadias inteligentes trouxe ao mercado uma nova proposta de hospedagem e segue investindo na tecnologia para aprimorar ainda mais a experiência para essa nova procura. Com uso da tecnologia para automatização de serviços como reservas, assinaturas de contratos, check-in, abertura da porta da unidade, e as chamadas techospitality, a startup oferece ao hóspede privacidade, facilidades, agilidade e melhor custo-benefício ao cliente.
A inteligência artificial está integrada em todas as áreas de operação na Xtay, impulsionando a eficiência, otimizando a operação, aprimorando a experiência do cliente e aumentando a rentabilidade para os investidores. “Em nosso sistema, a IA é utilizada para verificar a identidade dos hóspedes durante o check-in por meio de nosso aplicativo; para ajustar dinamicamente os preços de nossas acomodações para maximizar a receita e otimizar a ocupação; para melhorar o atendimento ao cliente. Por meio de chatbots e sistemas automatizados, garantimos respostas rápidas e eficientes às perguntas e solicitações dos hóspedes, proporcionando uma experiência de alta qualidade; nossas fechaduras de última geração são controladas via Bluetooth e remotamente. Isso não apenas oferece comodidade aos hóspedes, mas também aumenta a eficiência operacional e reforça a segurança”, explica Gabriel Fumagalli, CEO da Xtay.
O modelo de negócio da Startup é ainda mais amplo e funciona como gestão de empreendimentos imobiliários. Ela é direcionada para imóveis adquiridos por investidores institucionais, family offices e fundos imobiliários, os quais destinam seus apartamentos exclusivamente para fins de investimento.“O mercado está ficando favorável para renda imobiliária, os juros têm demonstrado tendência futura de baixa o que fortalece tanto o desenvolvimento imobiliário quanto a oportunidade de rentabilizar imóveis com uma taxa média atrativa pro mercado. Essa combinação de desenvolvimento mais oportunidades de compra, com a rentabilização em índices próximos ou até superiores à selic trazem uma excelente oportunidade ao mercado. Em conjunto a isso,o mercado de desenvolvimento hoteleiro está retraído, com poucos novos hoteis entrando em operação, logo também é uma oportunidade de aproveitar a demanda de viajantes e hospedagens dentro do market share de locações de temporada no país”, explica Gabriel.
A tendência de queda nos juros fortalece tanto o desenvolvimento imobiliário quanto a oportunidade de rentabilização, especialmente em locações por temporada. No Rio de Janeiro, a operação do plano diretor da cidade tem favorecido os incorporadores e o mercado imobiliário, abrindo espaço para novos empreendimentos. “Em todas as grandes e médias cidades do Brasil, há uma demanda crescente por apartamentos menores, impulsionada pela preferência das novas gerações por locação em vez de compra, e pela busca por flexibilidade na moradia. Isso tem levado as prefeituras a pressionarem por planos diretores mais flexíveis para atender a essa demanda, em colaboração com desenvolvedores imobiliários”, conta o CEO.
Com localizações privilegiadas e de fácil acesso, a Xtay já conta com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Palhoça, e, mais recentemente, Porto Alegre e João Pessoa . Para 2024, a previsão é de abertura de aproximadamente 700 novas unidades. Em constante expansão, a proposta da startup é de criar laços com as comunidades locais de cada unidade e oferecer a quem se hospeda indicações de locais próximos para alimentação e outros serviços que não são ofertados dentro da hospedagem. “Já temos unidades em desenvolvimento com maiores comodidades e atrações como um Rooftop Lounge em Porto Alegre, mas estamos atentos às necessidades dos hóspedes e em constante atualização para oferecer mais facilidades como acesso a coworkings, parcerias com estabelecimentos locais e o que mais sentimos necessidade”, completa.