45 anos da Riviera de São Lourenço: um modelo de urbanismo no Brasil

Este bairro aberto vai além da localização privilegiada e se firma como um exemplo de urbanismo e planejamento no Brasil

 

A Riviera de São Lourenço, bairro pertencente ao município de Bertioga, se consolidou ao longo destes 45 anos como um dos empreendimentos imobiliários mais bem estruturados e completos do Brasil. Ocupando cerca de 90% dos 4,5 km da praia de São Lourenço, a Riviera se destaca pela sua infraestrutura completa, que inclui residências, comércios, serviços e sistemas avançados de gestão ambiental.

Sua história remonta a 1983, data da inauguração do primeiro edifício da construtora Sobloco no local, o Rivera Flat. Esse bairro, que no imaginário popular muitas vezes é comparado a uma cidade, se destaca pela sua organização e funcionalidade.

Inovadora no contexto nacional, a Riviera de São Lourenço segue o modelo de bairros planejados adotado em grandes centros urbanos globais, como Emaar Beachfront, em Dubai, e Hudson Yards, em Nova York. Nessas áreas, a integração entre moradia, comércio e lazer é essencial para promover a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores.

Nos últimos anos, a região passou por uma transformação arquitetônica significativa. As casas simples, com telhados de barro, deram lugar a construções modernas que combinam lajes, concreto, madeira e vidro, refletindo as novas demandas do mercado imobiliário. Essa evolução também afetou os edifícios, que, antigamente, apresentavam terraços pequenos e pouco valorizados.

“Atualmente os terraços são alguns dos maiores atrativos dos apartamentos, com varandas espaçosas de pelo menos três metros de profundidade e infraestrutura que atende às necessidades modernas, como ar-condicionado. A qualidade construtiva e os altos padrões de acabamento cresceram em sincronia com o desenvolvimento da região”, explica Luiz Pereira de Almeida, diretor superintendente da construtora Sobloco.

Com a escassez de terrenos à beira-mar, novos empreendimentos começaram a se destacar, aproveitando a infraestrutura e conveniência oferecidas pelo complexo.

“A limitação de terrenos na orla torna cada novo projeto uma oportunidade única, como é o caso do Edifício Galápagos, projetado pelo escritório Ópera Quatro, construído no último terreno à beira-mar do módulo 8. Isso eleva o valor do imóvel e reforça a exclusividade de empreendimentos como este”, afirma Luiz.

Outro exemplo notável é o Oceana, recém lançado em março. Também assinado pelo escritório Ópera Quatro e localizado em frente ao shopping, este empreendimento adota o conceito work, live and play, integrando moradia, lazer e conveniência em um único espaço.

Essas inovações marcam a tendência no mercado imobiliário, apresentando novos conceitos de morar, onde todas as necessidades cotidianas estão cobertas em um ambiente acessível e caminhável.

 

Sobre Ópera Quatro

O escritório Ópera Quatro oferece um serviço diferenciado na elaboração conceitual de projetos arquitetônicos. Com 17 anos de mercado, trabalha com projetos personalizados de acordo com as expectativas dos clientes, em um processo de escuta ativa e pensando sempre na relação da futura edificação com as características urbanísticas do entorno.

Coordenado pelos sócios e arquitetos Pablo Chakur e Fernanda Ferreira, o Ópera Quatro valoriza a organização e o método em cada projeto, combinando uma visão técnica apurada com sensibilidade para criar uma experiência humana no uso do espaço.

A participação e a vitória em diversos concursos nacionais, como o da nova Sede Administrativa do Governo de São Paulo, são frutos de um trabalho rigoroso e de um diálogo atento com o ambiente das cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress