Agregar valor faz parte da jornada empreendedora e é algo que é fundamental quando se trata de alavancar seus resultados. E vamos lá, primeiramente devemos entender que há três formas de agregar valor:
– Valor Econômico: relaciona quantidade e preço.
– Valor Funcional: características funcionais ao cliente.
– Valor Psicológico: são características e vantagens intangíveis.
Podemos dentro dessas formas utilizar de diversas estratégias, vou citar 4 estratégias que irão explodir seu valor:
I – Foque na demanda da área do seu empreendimento e no seu cliente: conheça afundo a área onde vai empreender, o que ela precisa, o que já está saturado para o local e principalmente invista em saber quem é seu cliente, você pode realizar pesquisas de mercado e pesquisas entre os próprios clientes para criar um ‘modelo’ que possuí as características e necessidades que a maioria dos clientes apresenta e o que eles gostariam de ter de diferencial e entenda os diferentes públicos que você quer atingir.
II – Saiba como comunicar eficientemente seu valor: se você quer se destacar e conseguir resultados realmente diferenciados é necessário que você comunique aos clientes o valor do seu empreendimento de forma específica, desperte seu interesse, conte histórias, busque contextualizar como poderia ser seu dia a dia e como poderia ajudá-lo.
III – Conheça e se diferencie de seus concorrentes: conheça seus serviços, como eles divulgam, sua interação com os clientes e de que forma eles inovam, não especificamente para copia-los, mas essas informações podem ser utilizadas para você criar suas inovações e até melhorar onde eles falharam.
IV – Invista em qualidade e inovação: quando aumentamos o padrão de qualidade do que oferecemos automaticamente agregamos valor, seja numa área de lazer melhor, nos materiais utilizados entre outras coisas que podemos fazer uso.
Para inovarmos é necessário que identifiquemos as tendências e o que os grandes empreendimentos tem feito de novo e atraente.
Vale salientar que você deve buscar sempre profissionais habilitados e especialistas em sua área de atuação e que não podemos usar apenas uma receita de bolo como estratégias para todos os empreendimentos, porque eles nunca serão iguais, acredite!