Três situações que todo corretor precisa saber sobre Financiamento Imobiliário

Nos últimos anos o número de financiamentos imobiliários cresceram muito, isso aconteceu por conta da taxa de juros considerada baixa. O sonho de mais de milhares de brasileiros é conquistar a casa própria, e sem dúvida alguma o financiamento imobiliário é o que aproxima esse sonho da realidade.

Quem não sentiu a emoção de um cliente quando seu crédito foi aprovado, não é mesmo? Por esse e outros motivos o corretor de imóveis deve saber tudo sobre as regras e legislações que tratam deste assunto tão delicado, mas que é capaz de mudar vidas: o financiamento imobiliário.

Confira abaixo três situações que todo corretor precisa obrigatoriamente saber sobre financiamento imobiliário:

 

1 – Verificar se o cliente tem restrição no nome

A restrição no nome é um dos principais impedimentos para a realização do sonho de ter a casa própria, pois nenhuma instituição de crédito aprova o cliente que está negativado. Além do nome do possível comprador, também devemos saber como está a situação do proprietário, pois se o nome dele também constar no SPC Serasa, o banco não concederá crédito para habitação.

 

2 – Uso de FGTS

 O fundo de garantia é uma mão na roda para os clientes que querem amortizar o valor das parcelas do financiamento, ou simplesmente para pagar as prestações do mesmo. Porém, não são todos os clientes e imóveis que podem usá-lo, existem regras que os corretores devem saber para poder orientar o cliente da melhor maneira. Entre essas regras estão:

  • O imóvel que será financiado precisa estar na mesma cidade que o cliente mora;
  • É preciso ter ao menos 3 anos de trabalho sobre o regime de FGTS
  • Se o cliente tiver algum financiamento ativo no SFH, ele está proibido de usar o recurso
  • O uso do FGTS não é permitido para clientes que já tem imóveis em seu nome
  • Em caso de restrições no nome, o cliente não poderá usar o recurso

 

3 – Como compor renda com terceiros

 A composição de renda é extremamente vantajosa para o cliente que deseja ter um crédito mais alto aprovado. Por isso, é importante orientar o seu cliente sobre essa possibilidade que salva vidas. O cliente pode compor sua renda com até outras duas pessoas que morarão no imóvel, mas nesse caso, apenas familiares ou o cônjuge do cliente são aceitos.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE MARCELE MACHADO:

Corretora de imóveis que tem o dom e vontade de ensinar tudo o que já aprendeu em mais de 15 anos de profissão!

CRECI n.º 22018

(41) 99288-0233

Curitiba/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress