Habitação: um direito que vai além do rendimento do FGTS

Em meio a debates sobre políticas públicas de habitação, surge a questão: a moradia é mais importante do que o rendimento do FGTS? Especialistas apontam que, embora o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço seja uma importante fonte de recursos para aquisição de moradias, garantir o acesso à habitação adequada vai além do aspecto financeiro.

O direito à moradia digna é um dos princípios fundamentais estabelecidos pela Constituição brasileira. Dessa forma, políticas habitacionais precisam priorizar não apenas o acúmulo de recursos, mas também a efetivação do direito de todo cidadão a um lar seguro e adequado.

O desafio de equilibrar a questão financeira com a necessidade habitacional é uma pauta urgente na agenda pública. Investir em políticas que promovam o acesso à moradia digna, a regularização fundiária e a infraestrutura adequada é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Portanto, é fundamental que debates em torno do FGTS e políticas habitacionais coloquem em destaque a importância da habitação como direito humano básico, que vai além de meras questões financeiras. Garantir moradias dignas é essencial para construir uma sociedade justa e igualitária.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR DESTE POST:

Davi Mota

Profissional certificado Especialista em Crédito Imobiliário. Possui MBA em Gestão de Processos e mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e imobiliário, principalmente como Correspondente Bancário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress