Rating: seu papel significativo na análise de crédito

O rating, ou classificação de risco, desempenha um papel significativo na análise de crédito. Essa ferramenta é utilizada para avaliar a qualidade do crédito e determinar o risco de inadimplência do tomador do crédito.

O rating é atribuído por classificação de risco, que analisa a capacidade de pagamento e a segurança do crédito. Utilizando uma série de critérios como a estabilidade financeira, histórico de pagamentos e perspectivas econômicas, atribuem notas que indicam a pontuação do CPF de acordo com a política do banco.

No caso dos financiamentos imobiliários, o rating é utilizado como mais um indicador para a análise de crédito. As instituições financeiras levam em consideração a nota de crédito do cliente juntamente com outros critérios como comprovante de renda, histórico de crédito e capacidade de pagamento.

Um rating alto, ou seja, de baixo risco de crédito, pode influenciar positivamente a aprovação do financiamento. Isso ocorre porque a instituição financeira tem mais confiança de que o cliente terá capacidade de pagar as prestações em dia, reduzindo o risco de inadimplência.

Por outro lado, um rating baixo, indicando um maior risco de crédito, pode tornar mais difícil a aprovação do financiamento. Nesses casos, a instituição financeira pode liberar um valor menor do que o potencial total da renda do cliente tendenciando a gerar um maior valor de entrada no imóvel ou até mesmo negar o pedido de financiamento.

Para um cliente com rating ruim, a medida para melhorá-lo é o aumento do relacionamento. Esse relacionamento envolve algumas opções como abertura de conta, transferência de conta salário, contratações de seguros e previdências. Ações essas que tendem para aumento do rating na análise da Instituição Financeira e consequentemente aumentando a possibilidade de uma boa aprovação.

Em suma, o rating desempenha um papel importante na análise de crédito para financiamento imobiliário. Mesmo que no primeiro momento o rating não esteja bom, existe a possibilidade de trabalhar essa questão, conforme mencionado no texto, podendo reverter o cenário em futuro breve.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR DESTE POST:

Davi Mota

Profissional certificado Especialista em Crédito Imobiliário. Possui MBA em Gestão de Processos e mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e imobiliário, principalmente como Correspondente Bancário.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress