A presença feminina na construção civil brasileira tem crescido de forma consistente na última década, quebrando barreiras históricas e contribuindo para a consolidação de modelos mais sustentáveis e inovadores.
Dados do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2023, mostram que o número de mulheres com carteira assinada no setor aumentou 184% desde 2006. Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de 2024 aponta que, das 110.921 vagas formais criadas na construção civil no último ano, 20,2% foram ocupadas por mulheres, uma alta expressiva frente aos 14,6% registrados, em 2023 e 12,2%, em 2022.
Apesar do avanço, os desafios em torno da equidade de gênero ainda persistem. Neste cenário de transformação, duas profissionais ganham destaque por suas trajetórias que unem protagonismo feminino, inovação e sustentabilidade: Helena Rodrigues, conhecida como a “Dama do Gesso”, e Mirian Bolson, criadora do canal “Entre para Morar”. Ambas têm contribuído para popularizar a construção a seco, sistema que atualmente representa apenas 3% do mercado, mas que vem crescendo pelas suas vantagens econômicas, ambientais e operacionais.
Arquiteta de formação e atuante na construção a seco desde 2007, Helena Rodrigues encontrou nesse modelo uma resposta eficaz às demandas por eficiência, previsibilidade de custos e agilidade nas obras. “O papel de toda empresa e profissional que atua no mercado de construção a seco é divulgar e mostrar que existe uma forma muito mais simples, inteligente e prática de construir. É uma forma que dá muito menos dor de cabeça e estresse, além de ser precisa, trazendo uma segurança orçamentária e cronológica, porque dificilmente ultrapassa o prazo combinado”, afirma.
Sua participação como apresentadora da websérie Obra do Zero, disponível no canal da Placo no YouTube, reforça esse compromisso com a divulgação do método e a capacitação do público. “Na websérie tive a oportunidade de compartilhar a visão que eu tenho sobre todos os benefícios, características, dificuldades e desvantagens do sistema. Foi muito importante divulgar um pouco mais do trabalho que eu faço junto da ‘Dama do Gesso’ e ajudar a trazer essa visão de alguém que está no mercado desde 2007”, completa.
A história de Mirian Bolson também nasceu de uma experiência pessoal. Ao optar por construir sua própria casa com containers marítimos e estrutura em Light Steel Frame, ela iniciou uma jornada de aprendizado que resultaria na criação do canal “Entre para Morar”, voltado à disseminação de técnicas sustentáveis e acessíveis. “Depois da minha casa pronta, continuei explorando esse mundo. Passei a visitar outras obras, conversar com profissionais da área e aprender sobre diferentes técnicas de construção a seco. Foi assim que, no ano passado, recebi o convite da Placo para apresentar a websérie Obra do Zero, ao lado da arquiteta Helena”, explica.
Ao longo da série, Mirian pôde aprofundar seu conhecimento sobre os impactos positivos da construção a seco na sustentabilidade. “Além de mostrar o passo a passo da obra, tive a oportunidade de entender ainda mais sobre a qualidade dos materiais, a tecnologia envolvida e, principalmente, os impactos positivos que esse tipo de construção tem na sustentabilidade, algo que realmente me move”, comenta.
Ela destaca, ainda, os ganhos operacionais do modelo, como menor uso de água, geração reduzida de resíduos e melhores condições de trabalho no canteiro de obras. “A casa construída em Miguel Pereira é um ótimo exemplo de como o modelo pode ser uma solução inteligente para quem busca retorno rápido e previsibilidade no investimento imobiliário”, completa.
As experiências de Helena e Mirian reforçam a importância de ampliar o protagonismo feminino em um setor ainda dominado por homens. Além de trazerem uma nova perspectiva para a engenharia e arquitetura, essas profissionais ajudam a impulsionar práticas mais sustentáveis, eficientes e modernas.
SOBRE A SAINT-GOBAIN
Líder global em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain, que comemora 360 anos em 2025, projeta, fabrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. Suas soluções integradas para a reforma, construção leve e descarbonização da construção e da indústria, são desenvolvidas por meio de um processo de inovação contínua e promovem sustentabilidade e performance. O compromisso do Grupo é guiado pelo seu propósito, “Making the World a Better Home”.
€47.9 bilhões em vendas em 2023 no mundo.
160 mil colaboradores, presentes em 79 países.
Compromisso em alcançar a Neutralidade de Carbono até 2050.
No Brasil: 58 fábricas, 51 centros de distribuição, 2 mineradoras, 67 lojas, 8 escritórios, 1 centro de pesquisa e desenvolvimento e mais de 12 mil colaboradores.
SOBRE A PLACO
A Placo é líder mundial em soluções construtivas para ambientes internos e possui todos os materiais que compõem o sistema drywall, desde as placas de gesso até massas, componentes metálicos, fitas, revestimentos, parafusos, forros acústicos e outros acessórios. Há 30 anos no Brasil, a Placo segue desenvolvendo e produzindo técnicas leves e de rápida execução, inovando sempre e apresentando soluções de qualidade para os principais projetos arquitetônicos e construtivos do país com a missão de dar vida aos espaços.