Taxa SELIC: o que ninguém te falou

COM O INÍCIO DO CICLO DE CORTES NA TAXA SELIC, QUAL SERÁ O IMPACTO NO SEU BOLSO HOJE?!

NENHUM! E amanhã? Algum. E depois? Vários!

Quando nos propusermos a falar de Macroeconomia, devemos sempre pensar no longo prazo. E naturalmente, quando o assunto for investimento, o pensamento deve ser o mesmo.

Se você não se educar para desfrutar o processo do longo prazo, desista de construir riqueza!

No ciclo dos próximos 3 anos, existe a expectativa de chegarmos ao “breakeven” da taxa básica de juros, eu estou falando de aproximadamente 8,5% a.a. E neste cenário, com o custo do dinheiro mais baixo e a inflação em estabilidade, a geração de riquezas (PIB) no Brasil tende a ser muito mais favorável do que hoje.

O PIB crescendo, é sinal de que a saúde econômica vai bem, e por consequência disso, a taxa de desemprego cai, as empresas se propõem a desenvolver novos negócios, expansões, aquisições, e investimentos relevantes acontecem no mercado como um todo.

Então, se você está limitado à visão de hoje, pouco importa o que está acontecendo no BACEN, COPOM, e por consequência na Taxa SELIC. Agora, se você tem visão de longo prazo, e acompanha as projeções macroeconômicas dos especialistas, bem vindo ao time, e aperte o cinto, o foguete chamado Mercado Imobiliário Brasileiro vai decolar mais uma vez!

Existe uma janela de oportunidades hoje no mercado, enquanto não sentimos fortes efeitos vindos de um corte mais severo na taxa básica de juros. Porém, de acordo com o boletim focus, o cenário está propício para que encerremos este ano já com 11,75%, e o ano de 2024 com 9%.

Imagine a demanda imobiliária que vem por aí, e a alta demanda pressionando a oferta, trazendo junto da escassez uma crescente valorização dos imóveis.

É sobre isso, o que talvez ninguém te falou, não é da noite pro dia, mas é hora de estarmos bem posicionados no Mercado Imobiliário, e de olhos bem atentos para o cenário macroeconômico dos próximos anos.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR DESTE POST:

Fabrício Mendonça

Investidor, Consultor, e estruturador de negócios no mercado imobiliário de Santa Catarina. Fundador da “Comunidade Money Talks”, onde a macroeconomia e o mercado financeiro são aplicados aos negócios imobiliários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress