Você já me viu falando aqui no Conteúdo Imobi sobre cultura: sobre a importância de se ter uma e como essa característica, tão pouco presente nas imobiliárias, entrega resultados consistentes.
Um ritual que toda cultura organizacional precisa ter é a tal da reunião. E sim, reunião improdutiva é chata e não leva a lugar nenhum.
Mas existem três tipos de reunião que são obrigatórias na sua empresa,especialmente se ela for uma imobiliária.
Aqui é onde você, junto com o time comercial e também o de marketing, avalia como foi a semana.
É importante que os resultados estejam organizados por corretor. Mais do que saber o que cada um vendeu, o mais relevante é entender quais foram as atividades que levaram a esses resultados e o quanto essa semana contribuiu para a meta mensal e anual.
Você tem entre 48 a 52 oportunidades no ano para identificar o que está gerando vendas e o que não está.
É a chance de corrigir a rota — ou ajudar outros corretores a seguirem por ela.
Para isso, as atividades executadas que geraram vendas precisam estar mapeadas.
Tão importante quanto a reunião semanal, a reunião mensal é o momento de avaliar os resultados do mês com o time comercial e de marketing.
Todos devem participar.
São 12 chances no ano para reforçar, ajustar ou mudar a direção do time.
Use esse encontro para:
Dica importante:
Realize essa reunião sempre no primeiro dia útil do mês.
Aproveite para deixar as reuniões semanais já agendadas e as metas definidas para cada semana.
Apenas 4 vezes ao ano — e isso já diz muito.
Essa reunião é exclusiva para as lideranças e deve trazer todos os números de marketing e vendas mensurados pela menor unidade possível.
No time de vendas:
O gerente deve apresentar:
Com isso, você terá:
No time de marketing:
Apresente:
Como gestor:
Leve seu planejamento orçamentário. Junto à equipe, discuta:
Tudo isso para evitar erros comuns, como os que destaco abaixo:
“Me dá mais leads! Vendemos muito com leads da internet!”
Sem olhar o custo do lead ou o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), você pode estar cavando sua própria cova.
Quanto mais você vende, mais leads precisa. Se esses leads forem caros, o CAC explode e no fim…
“Tal canal não funciona. Desliga isso!”
Você olha apenas a quantidade de leads gerados por um canal , seja um portal imobiliário ou um post no Instagram e vê números pequenos?
A tentação de cortar é grande.
Mas, ao analisar corretamente, descobre que quem gera menos leads pode gerar mais vendas, com um custo muito menor.
Um novo empreendimento surge e você quer sair na frente. Mas quem diz o que sua imobiliária deve vender é o marketing ,e não o time de vendas.
O marketing tem:
Dados de acesso do site;
Perfil do comprador: idade, sexo, classe social;
Informações dos imóveis mais
Ignorar isso para entrar em qualquer lançamento pode ser o motivo de vendas fracassadas.
Não existe empresa com resultado ruim e cultura boa.
Aumente a frequência dos encontros, lide com dados, não com achismos, e construa uma cultura forte.
Lidere pelo exemplo. O resto vem.
Administrador de Empresas com MBA em Gestão de Negócios e Pessoas. Cientista do Marketing certificado pela V4 Company.
Profissional com 20 anos de experiência nas áreas de marketing e vendas, com atuação nos segmentos de bebidas, automotivo, marketing digital e mercado imobiliário. Ao longo da carreira, desenvolveu e implementou estratégias comerciais, posicionamento de marca e projetos de crescimento voltados para performance e gestão de equipes multidisciplinares.