Os impactos de misturar as contas PF com PJ

É mais comum do que você imagina que corretores de imóveis acabem misturando suas despesas pessoais com as de sua empresa. Inicialmente, pode parecer conveniente, mas essa prática pode ter consequências sérias. Aqui estão os principais impactos de misturar as contas de pessoa física (PF) com pessoa jurídica (PJ) e como evitar problemas futuros.

 

1. Falta de clareza financeira

A mistura de despesas torna difícil entender a saúde financeira de sua empresa. Você não sabe o quanto está ganhando, gastando e economizando com precisão.

 

2. Risco de dificuldades financeiras

As despesas pessoais podem consumir os recursos de sua empresa. Isso pode levar a dificuldades financeiras, falta de capital de giro e até mesmo a impossibilidade de honrar compromissos financeiros.

 

3. Problemas fiscais

Misturar contas PF com PJ pode complicar suas obrigações fiscais. É difícil separar despesas dedutíveis de pessoais, o que pode resultar em pagar mais impostos do que o necessário.

 

Como evitar esses problemas

• Defina um Pró-Labore: Estabeleça um valor mensal que você retirará da empresa para suas despesas pessoais, mantendo o restante para as operações da empresa.

• Controle Financeiro: Use ferramentas simples, como planilhas, para monitorar suas finanças pessoais e empresariais separadamente.

• Contas Bancárias Separadas: Mantenha contas bancárias separadas para PF e PJ. Isso facilita a rastreabilidade de suas transações.

• Reserve Recursos: Guarde uma parte de suas comissões para períodos de menor atividade, garantindo sua estabilidade financeira.

 

A organização financeira é crucial para o sucesso de qualquer corretor de imóveis. Ao evitar a mistura de contas PF e PJ, você terá uma visão clara de suas finanças e poderá tomar decisões informadas para o crescimento de seu negócio. Mantenha sua empresa saudável financeiramente e aproveite uma carreira de sucesso no mercado imobiliário.

Contar com um contador especializado pode ser a chave para manter o foco nas vendas, garantir uma gestão financeira sólida e conquistar as metas com tranquilidade.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

TAIANE SCHIFFER

CONTADORA – CRC/SC 43.719/O-1

Sócia da Molléri Contabilidade e Pericia LTDA – CRC/S 011647/O, localizada em Itajaí-SC, atende diversos setores de todo o Brasil, seu foco principal é ajudar o corretor de imóveis autônomo a se tornar PJ, proporcionando economia tributária e possibilitando acesso aos benefícios existentes e disponíveis no mercado somente as empresas.

Instagram: @taiane_schiffer

Molléri Contabilidade

(47) 9 9261-6472

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress